O que é ciência cidadã?
Quais são os organismos mais comumente encontrados na Serrapilheira?
Ordem Hymenoptera, Família Formicidae, Gênero Pheidole.
Além de ser um dos mais encontrados em coletas na serrapilheira, o Gênero Pheidole é considerado um táxon hiperdiverso, ou seja, ele contém um enorme número de espécies, sendo cerca de 150 delas só no Brasil! Este gênero está presente em diferentes habitats (áreas degradadas, pastagens, bordas e interiores de fragmentos entre outros) e tem diferentes papéis no ambiente (predação, necrofagia, dispersão/predação de sementes e base alimentar para diferentes organismos). A abundância e a diversidade do Gênero Pheidole pode ser explicada, entre outros fatores, por uma característica muito valiosa: além das formigas operárias, que cuidam da prole e da busca por comida, há também as formigas soldado, que defendem o ninho e maceram grandes alimentos, o que faz o ninho ficar forte e seguro!
Ordem Arenidae, onde estão classificadas todas as aranhas.
Esses animais indicam uma boa estruturação do ecossistema local, são predadores em sua grande maioria e isso significa que o ambiente está tendo boa capacidade de suportar esse tipo de interação. Diferente das formigas elas não são maioria, mas sem dúvidas não estão entre os organismos menos encontrados. Possuem diversos hábitos, podem ser noturnas ou diurnas, viverem em buracos ou cascas de árvores por exemplo. E muitas espécies!
É importante lembrar que nem todas são venenosas ou perigosas, mas como só é possível saber a partir de um conhecimento mais aprofundado, é melhor não mexer nelas. E se encontrar uma no seu caminho é só deixar ela continuar seu caminhos.
Links para as imagens:
1: https://www.portaldosanimais.com.br/informacoes/caracteristicas-da-aranha-de-jardim/
2: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lycosa_erythrognatha_female_dorsal.jpg
3: https://pt.wikipedia.org/wiki/Trichonephila_clavipes#/media/Ficheiro:Nephila-clavipes-2.jpg
Besouros, Ordem Coleoptera.
Um dos animais mais abundantes do nosso planeta são os besouros. Estão presentes em praticamente todos os ambientes terrestres e possuem diversos tipos de alimentação também. Se alimentam em sua grande maioria de plantas, comendo todas as suas partes.
Estimativas indicam um número de espécies no Brasil entre 28 e 30 mil. Com certeza você já viu A ordem Coleoptera também inclui os escaravelhos e os gorgulhos (bem comuns em quintais e também chamados de bicudos)
A principal característica de identificação taxonômica do grupo são os primeiros pares de asas endurecidos (os élitros) que formam a carapaça que conseguimos ver. O segundo par de asas fica por baixo, é membranoso e adaptado para voar.
Sua importância para a serrapilheira: como se alimentam de todas as partes das plantas ajudam a transformar a matéria orgânica em pedaços menores para os organismos decompositores. Por isso e por também se alimentarem de matéria orgânica em decomposição são usadas para elucidar crimes, ou seja, na entomologia forense.