top of page

O que é?

  A coleta de dados é um processo que visa reunir os dados para uso secundário por meio de técnicas específicas de pesquisa. Esses dados são utilizados para tarefas de pesquisa, planejamento, estudo, desenvolvimento e experimentações. A coleta de dados para pesquisa científica é definida a partir da problematização, objetivos (geral e específico) e metodologia. Ao realizar a coleta de dados você pode estabelecer um contato mais direto com sua fonte, de maneira a recolher suas percepções acerca de um determinado assunto. 

Analisando os dados

A coleta de dados pode acontecer via questionário, observação e entrevistas.  

  • O questionário é um instrumento de coleta de dados constituído por uma série de perguntas, que devem ser respondidas por escrito. Dentre as principais vantagens estão a economia de tempo, a eficiência na coleta de um grande número de dados, a possibilidade de atingir um número maior de pessoas, obter respostas mais rápidas e exatas, além da flexibilidade de horário. 

  • Já, a coleta de dados por observação utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Deste modo, consiste em ver, ouvir e examinar fatos ou fenômenos. Para ser considerada científica deverá ser planejada sistematicamente, registrada metodicamente, além de sujeita à verificações e controle sobre a validade e segurança. 

  • A coleta de dados por entrevistas deve-se determinar como será feita, podendo ser estruturadas, semi-estruturadas ou livres. Entrevista estruturada: Com perguntas pré-determinadas. Entrevista semi-estruturada: Deverá apenas relacionar os principais tópicos que deseja abordar, tendo maior liberdade durante a conversa. De qualquer forma, o ideal é estabelecer um roteiro para a sua entrevista, tendo claro quais dados você irá coletar, seja por meio de perguntas previamente elaboradas, ou apenas através da ordem que os assuntos serão abordados. 

Mulher Verificação de Dados sobre Tablet

Tipos de Coleta de dados:

A coleta de dados pode ser dividida em contínuas, periódicas ou ocasionais. 

  • Coleta de dados contínua: quando os eventos que acontecem durante determinado estudo, são registrados à medida que ocorrem. 

  • Coleta de dados periódica: acontecem de ciclo em ciclo, como exemplo o censo do Brasil. 

  • Coleta de dados ocasional: são aqueles realizados sem a preocupação de continuidade ou periodicidade. 

Metodologias para a coleta de dados:

De acordo com o tipo de pesquisa

Pesquisa exploratória

pesquisa exploratória tem o objetivo de trazer um maior entendimento sobre o objeto da pesquisa, seja ele um fato ou um fenômeno, enquanto a pesquisa descritiva visa descrever, analisar e verificar a relação entre fatos e fenômenos que dizem respeito ao tema da pesquisa.

Ou seja, ela se propõe a investigar mais para entender em maiores detalhes as causas e consequências daquilo que é pesquisado.

Pesquisa explicativa

Já a pesquisa explicativa vai ainda mais além, sendo a que mais se aprofunda no conhecimento da realidade porque busca compreender a razão dos fatos.

Assim, engloba os estudos de pesquisas exploratórias e descritivas e ainda mais algumas características próprias que podem chegar a classificá-las como pesquisas experimentais.

bottom of page