O que é ciência cidadã?
O que é um organismo decompositor?
São organismos transformadores da matéria orgânica morta em outras partículas bem menores. Fazem isso através da sua alimentação e disponibilizam nutrientes para o ecossistema local. Vivem em ambientes terrestres e aquáticos. São sempre bactérias, fungos e protozoários. A ação desses organismos possibilita, por exemplo, que plantas possam retirar nutrientes diretamente do solo. Também são influenciados por outros organismos maiores, como um caracol, um ser detritívoro, que irá transformar matéria orgânica (como folhas ou excrementos) em pedaços menores, assim estabelecendo um local para os decompositores.
Participam na ciclagem de substâncias ou nos ciclos do nitrogênio, do carbono e demais nutrientes importantes para os seres vivos.
Na relação decompositor-decomposto não existe tanto controle na dinâmica da interação pelo decompositor, diferente do papel do predador na relação predador-presa. Ou seja, fatores externos, como doenças, erosões, queda de árvores, disponibilizam matéria orgânica para o decompositor. No entanto, acontece um efeito mutualista, onde o decompositor irá liberar substâncias as quais influenciarão, por exemplo, as árvores a soltarem mais folhas. Reforçando sua participação na ciclagem de substâncias ou nos ciclos do nitrogênio, do carbono e demais nutrientes importantes para os seres vivos.
A decomposição e a ciclagem de nutrientes geram um ambiente propício para a continuidade da existência de vida através da transformação da matéria orgânica e inorgânica em partículas (VAN DER HEIJDEN et al., 2008). A ciclagem de nutrientes também é influenciadora da fertilidade do solo o que influencia diretamente no serviço de provisão de alimentos e na cascata de suprimentos e outras matérias-primas para a sociedade (BROWN et. al., 2015).
É interessante perceber como vários organismos diferentes fazem parte de um ciclo que se retroalimenta. Que é influenciado pela estação, proximidade à urbanização ou por animais com outros tipos de alimentação, e ainda pela temperatura ou quantidade de água do local. Assim, um depende do outro para sobreviver.